quarta-feira, 2 de janeiro de 2013



      NOSSA PRÓXIMA ATIVIDADE ESTÁ RELACIONADA AO PRIMEIRO ASSUNTO QUE ESTUDAMOS "RENASCIMENTO" LEIAM A INTRODUÇÃO E VIAGEM NAS SUGESTÕES.



    RENASCIMENTO 

Assim foi denominado o período no fim do século XIII e meados do século XVII, foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, como o fim da Idade Média e início da Moderna, do feudalismo para o capitalismo. O termo foi empregado para caracterizar a retomada da arte clássica voltada para o ideal humanista e naturalista, surgiu na região italiana da Toscana na cidades de Siena e Florença se espalhando por toda península Itálica, posteriormente por toda Europa.
Características Gerais:
  • Racionalidade
  • Dignidade do Ser Humano
  • Ideal Humanista
  • Rigor Científico
  • Retomada da arte greco-romana.
Se desenvolveu na pintura, escultura, arquitetura, musica. Este movimento abriu o homem para o novo, incentivando a pesquisa, aflorou um diferente posicionamento de vida onde se afastou da religiosidade excessiva, observando a beleza natural e cultural da vida material.
Foi dividido em quatro fases importantes para o seu desenvolvimento, transformação bem como alicerce para movimentos posteriores.

Sugestão de pesquisa:

11 comentários:

  1. Colegio Estadual Dois de Julho
    aluno:Lucas Menezes
    data 07-01-2013
    turma:8ªC

    RENASCIMENTO:

    Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

    Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".

    O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa por Johannes Gutenberg. A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas. Alguns críticos, porém, consideram, por várias razões, que o termo "Renascimento" deve ficar circunscrito à cultura italiana desse período, e que a difusão européia dos ideais clássicos italianos pertence com mais propriedade à esfera do Maneirismo. Além disso, estudos realizados nas últimas décadas têm revisado uma quantidade de opiniões historicamente consagradas a respeito deste período, considerando-as insubstanciais ou estereotipadas, e vendo o Renascimento como uma fase muito mais complexa, contraditória e imprevisível do que se supôs ao longo de gerações

    ResponderExcluir
  2. COLEGIO ESTADUAL DOIS DE JULHO
    DATA: 13-01-2013
    ALUNA: LAÍS PEIXOTO DOS SANTOS IBRAIM
    PRO : ANA ROSA SERIE: 8° (9°ANO) TURMA : C TURMO: MATUTINO

    O Renascimento

    Introdução

    Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.

    Características Principais:

    - Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

    - As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

    - Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

    - A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

    Durante os séculos XIV e XV, as cidades italianas como, por exemplo, Gênova, Veneza e Florença, passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, começaram a investir nas artes, aumentando assim o desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos.

    rincipais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras:

    - Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.

    - Fra Angelico (1395 - 1455) - pintor da fase inicial do Renascimento. Pintou iluminuras, altares e afrescos. Obras principais: A coração da virgem, A Anunciação e Adoração dos Magos.

    - Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura.Obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final é a mais conhecida).

    - Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).

    - Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.

    - Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.

    - Tintoretto - (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia.

    - Veronese - (1528-1588) - nascido em Verona, foi um importante pintor maneirista do Renascimento Italiano. Obras principais: A batalha de Lepanto e São Jerônimo no Deserto.

    - Ticiano - (1488-1576) - o mais importante pintor da Escola de Veneza do Renascimento Italiano. Sua grande obra foi O imperador Carlos V em Muhlberg de 1548.

    Renascimento Científico

    Na área científica podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia do polonês Nicolau Copérnico. Este defendeu a revolucionária idéia do heliocentrismo (teoria que defendia que o Sol estava no centro do sistema solar). Copérnico também estudou os movimentos das estrelas.

    ResponderExcluir
  3. Colégio: Estadual 2 de Julho
    Data: 12/01/2013
    Aluno: Pedro Henrique C. dos Reis Turma: 8ªC
    Profª: Ana Rosa

    RENASCIMENTO
    O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica

    Características gerais:
    • Racionalidade
    • Dignidade do Ser Humano
    • Rigor Científico
    • Ideal Humanista
    • Reutilização das artes greco-romana

    Arquitetura
    Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
    Principais características:
    • Ordens Arquitetônicas
    • Arcos de Volta-Perfeita
    • Simplicidade na construção
    • A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
    • Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares)

    O principal arquiteto renascentista:
    Brunelleschi

    Pintura
    Principais características:
    • Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
    • Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
    • Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o Iníciom como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
    • Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.

    Os principais pintores foram:
    Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelângelo, Rafael.

    Escultura
    Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão para Roma, esta adquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam o palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos quais é Michelângelo, que domina toda a escultura italiana do século XVI. Algumas obras: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá. Outro grande escultor desse período foi Andrea del Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi (1,26m) em bronze.
    Principais Características:
    • Buscavam representar o Iníciom tal como ele é na realidade .
    • Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade.
    • Profundidade e perspectiva .
    • Estudo do corpo e do caráter humano.

    ResponderExcluir
  4. aluno:juan almeida chao
    turma:8:c
    colegio estadual dois de julho

    RENASCIMENTO
    O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica

    Características gerais:
    • Racionalidade
    • Dignidade do Ser Humano
    • Rigor Científico
    • Ideal Humanista
    • Reutilização das artes greco-romana

    Arquitetura
    Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
    Principais características:
    • Ordens Arquitetônicas
    • Arcos de Volta-Perfeita
    • Simplicidade na construção
    • A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
    • Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares)

    O principal arquiteto renascentista:
    Brunelleschi

    Pintura
    Principais características:
    • Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
    • Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
    • Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o Iníciom como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
    • Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.

    Os principais pintores foram:
    Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelângelo, Rafael.

    Escultura
    Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão para Roma, esta adquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam o palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos quais é Michelângelo, que domina toda a escultura italiana do século XVI. Algumas obras: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá. Outro grande escultor desse período foi Andrea del Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi (1,26m) em bronze.
    Principais Características:
    • Buscavam representar o Iníciom tal como ele é na realidade .
    • Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade.
    • Profundidade e perspectiva .
    • Estudo do corpo e do caráter humano.

    ResponderExcluir
  5. aluno:vinicius Dias
    turma:8:D
    colegio: estadual dois de julho RENASCIMENTO
    O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica
    Características gerais:
    • Racionalidade
    • Dignidade do Ser Humano
    • Rigor Científico
    • Ideal Humanista
    • Reutilização das artes greco-romana

    Arquitetura
    Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
    Principais características:
    • Ordens Arquitetônicas
    • Arcos de Volta-Perfeita
    • Simplicidade na construção
    • A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
    • Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares)

    O principal arquiteto renascentista:
    Brunelleschi
    O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa por Johannes Gutenberg. A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas. Alguns críticos, porém, consideram, por várias razões, que o termo "Renascimento" deve ficar circunscrito à cultura italiana desse período, e que a difusão européia dos ideais clássicos italianos pertence com mais propriedade à esfera do Maneirismo. Além disso, estudos realizados nas últimas décadas têm revisado uma quantidade de opiniões historicamente consagradas a respeito deste período, considerando-as insubstanciais ou estereotipadas, e vendo o Renascimento como uma fase muito mais complexa, contraditória e imprevisível do que se supôs ao longo de gerações

    ResponderExcluir
  6. Colégio:2 de Julho
    Aluno: Icaro lobo dos santos 8°C
    Data:16/01/2013
    Prof: Ana Rosa

    O Renascimento

    Introdução

    Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.

    Características Principais:

    - Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

    - As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

    - Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

    - A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.


    Pintura
    Principais características:
    • Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
    • Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
    • Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o Iníciom como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
    • Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.




    ResponderExcluir
  7. Colegio estadual dois de julho
    Aluna fabiana santos
    Turma 9° A

    Renascimento, período da história européia caracterizado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte. O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.

    O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo históriador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI. O historiador suíço Jakob Burckhardt ampliou este conceito em sua obra A civilização do renascimento italiano (1860), definindo essa época como o renascimento da humanidade e da consciência moderna, após um longo período de decadência.

    Uma das mais significativas rupturas renascentistas com as tradições medievais verifica-se no campo da história. A visão renascentista da história possuía três partes: a Antigüidade, a Idade Média e a Idade de Ouro ou Renascimento, que estava começando.

    A idéia renascentista do humanismo pressupunha uma outra ruptura cultural com a tradição medieval. Redescobriram-se os Diálogos de Platão, os textos históricos de Heródoto e Tucídides e as obras dos dramaturgos e poetas gregos. O estudo da literatura antiga, da história e da filosofia moral tinha por objetivo criar seres humanos livres e civilizados, pessoas de requinte e julgamento, cidadãos, mais que apenas sacerdotes e monges.

    Os ideais renascentistas de harmonia e proporção conheceram o apogeu nas obras de Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo, durante o século XVI.

    O clero renascentista ajustou seu comportamento à ética e aos costumes de uma sociedade laica. As atividades dos papas, cardeais e bispos somente se diferenciavam das usuais entre os mercadores e políticos da época. Ao mesmo tempo, a cristandade manteve-se como um elemento vital e essencial da cultura renascentista. A aproximação humanista com a teologia e as Escrituras é observada tanto no poeta italiano Petrarca como no holandês Erasmo de Rotterdam, fato que gerou um poderoso impacto entre os católicos e protestantes.

    ResponderExcluir
  8. prof° meu dever ja fiz bjss
    Fabiana Santos 9° A

    1° surgiu no século XX
    2°O Modernismo teve início em meio à fortalecida economia do café e suas oligarquias rurais.O Modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda europeia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros. Suas fases.
    3° Os modernistas buscavam firmar no cenário nacional uma arte nova, antenada com as vanguardas europeias, mas sem copiá-las, ou seja, sem cair no mesmo problema que tinha a antiga arte brasileira, cujo modo de operação costumava tomar o que vinha de fora como modelo.
    4° O contexto da crise da república no Brasil se deu no período dos "anos loucos", bastante ricos do ponto de vista cultural. Era o período pós-guerra, e o continente europeu comemorava o fim do conflito e experimentava a efervescência intelectual. A arte moderna nasceu dessas várias tendências, e se espalhou pelo mundo inteiro com o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo.
    5º O Modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo de artistas formado por pintores, músicos e escritores pretendia trazer as influências das vanguardas europeias à cultura brasileira.
    6° Pablo Picasso: uma das principais figuras da história das artes plásticas. Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, seu próprio ateliê.

    ResponderExcluir
  9. Colegio CDJ
    Crislane Nascimento
    turma 9°A

    1° surgiu no século XX

    2°O Modernismo teve início em meio à fortalecida economia do café e suas oligarquias rurais.O Modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda europeia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros. Suas fases.

    3° Os modernistas buscavam firmar no cenário nacional uma arte nova, antenada com as vanguardas europeias, mas sem copiá-las, ou seja, sem cair no mesmo problema que tinha a antiga arte brasileira, cujo modo de operação costumava tomar o que vinha de fora como modelo.

    4° O contexto da crise da república no Brasil se deu no período dos "anos loucos", bastante ricos do ponto de vista cultural. Era o período pós-guerra, e o continente europeu comemorava o fim do conflito e experimentava a efervescência intelectual. A arte moderna nasceu dessas várias tendências, e se espalhou pelo mundo inteiro com o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo.

    5º O Modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo de artistas formado por pintores, músicos e escritores pretendia trazer as influências das vanguardas europeias á cultura brasileira.

    6° Tarsila do Amaral: uma das principais representantes do modernismo brasileiro à cultura brasileira. Tarsila do Amaral (1886-1973) foi pintora e desenhista brasileira. O quadro "Abaporu" pintado em 1928 é sua obra mais conhecida. Junto com os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, lançou o movimento "Antropofagia", que foi o mais radical de todos os movimentos do período Modernista. O Movimento foi inspirado no quadro "Abaporu" que significa antropófogo em tupi. Sobre seu quadro Tarsila diz "Essa figura primitiva e monstruosa nasceu de um sonho". Tarsila ofereceu esse quadro ao namorado Oswald de Andrade, como presente de aniversário.

    ResponderExcluir
  10. 1° surgiu no século XX

    2°O Modernismo teve início em meio à fortalecida economia do café e suas oligarquias rurais.O Modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda europeia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros. Suas fases.

    3° Os modernistas buscavam firmar no cenário nacional uma arte nova, antenada com as vanguardas europeias, mas sem copiá-las, ou seja, sem cair no mesmo problema que tinha a antiga arte brasileira, cujo modo de operação costumava tomar o que vinha de fora como modelo.

    4° O contexto da crise da república no Brasil se deu no período dos "anos loucos", bastante ricos do ponto de vista cultural. Era o período pós-guerra, e o continente europeu comemorava o fim do conflito e experimentava a efervescência intelectual. A arte moderna nasceu dessas várias tendências, e se espalhou pelo mundo inteiro com o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo.

    5º O Modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo de artistas formado por pintores, músicos e escritores pretendia trazer as influências das vanguardas europeias à cultura brasileira

    6° Pablo Picasso: uma das principais figuras da história das artes plásticas. Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, seu próprio ateliê.

    ResponderExcluir
  11. 1° surgiu no século XX

    2°O Modernismo teve início em meio à fortalecida economia do café e suas oligarquias rurais.O Modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda europeia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros. Suas fases.

    3° Os modernistas buscavam firmar no cenário nacional uma arte nova, antenada com as vanguardas europeias, mas sem copiá-las, ou seja, sem cair no mesmo problema que tinha a antiga arte brasileira, cujo modo de operação costumava tomar o que vinha de fora como modelo.

    4° O contexto da crise da república no Brasil se deu no período dos "anos loucos", bastante ricos do ponto de vista cultural. Era o período pós-guerra, e o continente europeu comemorava o fim do conflito e experimentava a efervescência intelectual. A arte moderna nasceu dessas várias tendências, e se espalhou pelo mundo inteiro com o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo.

    5º O Modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo de artistas formado por pintores, músicos e escritores pretendia trazer as influências das vanguardas europeias à cultura brasileira

    6° Pablo Picasso: uma das principais figuras da história das artes plásticas. Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, seu próprio ateliê.
    Responder

    ResponderExcluir